sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como Desfraldar Meninos e Meninas - Parte 1

Olá mãezinhas!!!

Hoje venho para falar sobre um assunto que é muito difícil para todas as mamães o temido DESFRALDE, para muitas crianças é uma etapa tranquila, mas para outras é um momento bem delicado que precisamos saber lidar!
Para a felicidade da mãezinha aqui a Yasmin já está desfraldada durante o dia, mas primeiro vou dar algumas dicas para depois entrar em certo no próprio desfralde dela!!!


Espere o momento certo

O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar quando a criança realmente já tem capacidade física para segurar as necessidades (ou seja, tem controle esfincteriano). Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.

Você talvez já tenha ouvido falar que meninos demoram mais para largar a fralda que as meninas, o que é verdade. E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com o irmão mais novo.
Estudos já demonstraram que, quando se tenta adiantar o processo, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. Ou seja: o resultado é o mesmo, mas começar antes da hora dá muito mais trabalho, e é bem mais estressante para todo mundo.
A primeira coisa a fazer, portanto, é usar nossa lista para ver se seu filho ou filha está mesmo pronto. Se você acha que sim, ótimo. Agora o importante é iniciar o processo num momento bem propício.
Veja abaixo alguns desses sinais. Você não precisa ter marcado absolutamente todos para começar. Procure identificar no seu filho ou filha a vontade de se tornar mais independente.

Sinais físicos

Anda com firmeza, e até consegue correr.
Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis.
Fica "seco" por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.

Sinais de comportamento

Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
Consegue abaixar e levantar as calças.
Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha).
Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.
Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra".

Sinais cognitivos

Consegue seguir instruções simples, como "vá pegar aquele brinquedo".
Entende que cada coisa tem o seu lugar.
Tem palavras para xixi e cocô.
Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).

Verifique se a rotina do seu filho está tranquila, sem grandes mudanças à vista. Novidades na escola ou na família tendem a atrapalhá-lo. Preste atenção também para ver se ele dá abertura para essa grande mudança. O ideal é que ele não mostre resistência quando você mencionar o assunto.




Texto retirado daqui e fotos do google

6 comentários:

Unknown disse...

Querida que bom que voltou não pare não com o blog no futuro você e sua bonequinha vao ter bons momentos pra lembrar... por aqui estou tentando o desfralde adorei o texto que fala sobre ...me ajudou blog flores para sophia bjsss

Unknown disse...

Querida que bom que voltou não pare não com o blog no futuro você e sua bonequinha vao ter bons momentos pra lembrar... por aqui estou tentando o desfralde adorei o texto que fala sobre ...me ajudou blog flores para sophia bjsss

Regiane Makiyama disse...

Estou tentando por aqui mas o cocô tá difícil viu rs
Adorei o post.
beijos

http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/08/nova-parceria-bebe-mais.html

LETEIA BISPO disse...

Amei as dicas
Tudo em seu tempo mesmo
Vim conhecer seu cantinho e
Já seguindo
Bjus
segredosdaluma.blogspot.com.br

Thayna Ranage disse...

aqui já começamos a desfraldas estamos quase na reta final...
bjos

Cláudia Leite disse...



Ainda estou nessa primeira etapa!!!