sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Imunidade, Cadê você minha filha?

Olá Mãezinhas, gestantes, tentantes enfim todas as leitoras e leitores!

Gente não sei mais o que fazer para ver a minha Yasmin boa, a menina vive doente!

Quando não é febre é garganta, ouvido, coriza, tosse, gripe.

Não aguento mais ver a minha pequena assim, só tomando antibióticos e nunca melhorar, já chegou até tomar antibiótico injetável para ver se a eficácia do tratamento é melhor, tadinha está até com trauma de consultório médico, PS...
Desde março a pequena está assim, não sei se é por conta da escolinha se é o tempo, só sei que ela vive doente.
Já fiz de tudo, inalação, antibiótico, xarope e remédios caseiros, até em benzedeira eu já levei, pra ver se resolve afinal o olho gordo na pequena é grande né, mas nada resolve, ela passa três dias boa e logo já começa a piorar novamente!


Vocês tem alguma dica de xarope, alguma remédio caseiro ou até mesmo hábitos que eu possa estar mudando para melhorar a qualidade da saúde da minha pequena?


Mãezinhas por favor me ajudem!!!!





Em uma dessas pesquisadas na net atrás de respostas, achei um Manual de Primeiros Socorros que quero compartilhar com vocês. 


Manual de Primeiros Socorros – Por Dra. Raquel Guerra




Febre

Se você achar que a criança está quentinha, meça sempre a temperatura com o termômetro antes de qualquer coisa (se você  a levar ao médico dizendo que ela teve febre sem saber de quantos graus foram, ele não vai acreditar)

Conceito básico: FEBRE é temperatura acima de 37,8 º C. Menos que isso é estado febril e é normal. Até dente nascendo pode dar febre.

Se a criança está com febre, antes de qualquer coisa dê algo para ela baixar: dipirona ou paracetamol (Tylenol), sendo 1 gota por peso.

Banho morno para frio também ajuda.

- Criança com febre com MENOS DE UM MÊS —- Pronto Socorro AGORA!

- Prostrada, molinha, sonolenta – PS agora!

- Com manchinhas vermelhas pelo corpo – PS agora!

- De 1 a 3 meses – É bom levar ao médico

- Maiores que 3 meses – observe durante 3 dias alguma mudança (cocô, manchas na pele, gengivas inchadas, dores) se não houver nada, leve ao médico.

Não estranhe se o médico disser que os exames não apontam problema algum e pedir para você voltar para a casa e observar a criança (isso é claro, se ela estiver mais ou menos bem) Um bebê pode ficar até 3 dias com febre antes da causa aparecer.

Resfriado e Pneumonia

Bebê com nariz entupido tem uma baita falta de ar, pois eles respiram basicamente pelo nariz. É só pingar com o conta-gotas, algumas gotinhas de Rinosoro, Sorine ou Soro Fisiológico, principalmente na hora de dormir que melhora horrores.

- Tosse seca, nariz escorrendo clarinho, febre baixa (até 38,5) é RESFRIADO, relaxa que passa sozinho. (Bom aqui não costuma passar sozinho não, sempre medico, mas em casa mesmo sem precisar ir no PS) - OBS Faço a medicação com remédios já orientados pelo pediatra.

- Tosse com catarro geralmente melhora com INALAÇÃO de 5 ml de soro fisiológico e também não precisa se alarmar, passa. - Aqui para tosse com catarro a inalação costuma ajudar muito mesmo, mas as vezes faço o uso de um xarope homeopata que ajuda bastante.

- Tosse com catarro amarelo ou verde, nariz escorrendo amarelo ou verde, febre alta e falta de ar (esta, principalmente) já podem ser sintomas de INFECÇÃO PULMONAR e vale a pena levar ao hospital.

- Chiado ou falta de ar (em qualquer grau) vale sempre ser visto por um médico (no consultório, mas se a criança estiver cansada demais, leve ao PS)

Vômitos

Depois que a criança mama é normal voltar sempre um pouquinho, Vale o clássico mantê-la em pé até arrotar.

Se após toda mamada voltar MUITO ou TUDO, leve ao médico

Diarréia

Conceito básico: cocô normal de criança pequenininha é mole, amarelo (até meio verde) e fedido mesmo.

Diarréia é caracterizada pelo cocô mole como ÁGUA.

- Se nas fezes aparecerem sangue ou muco, leve ao médico

- Criança com infecção intestinal (vulgo virose) não come muito bem, vomita, tem bastante diarréia e pode ficar meio caidinha, com  febre baixa.

O importante é não deixá-la desidratada: ofereça líquidos (soro caseiro, água, suco, chá, leite – vale o que ela aceitar. Se for bebê menor de 6 meses, ofereça só o peito) à vontade, em pequenas quantidades (se der muito de uma vez, é capaz de ela vomitar), o tempo todo, principamente após a evacuação.

 - Sinais clássicos de desidratação: choro sem lágrimas, olho fundo, saliva grossa, boca seca (puxa a chupeta e não faz fio), ficar sem fazer xixi por mais de 4 horas.

- Se aparecer algum desses sintomas e a criança estiver vomitando muito ou aceitando pouco ou nada de àgua, vá ao PS. Senão, tenha paciência que em menos de 1 semana a virose passa sozinha.

Se a criança vomitar 1 ou 2 vezes e estiver aceitando mal a comida ou àgua é porque ela está enjoada mesmo. Vale dar Dramin gotas (uma gota por kg do bebê) de 6/6 hs, máximo de 75 gotas por dia) para melhorar.

Mas não insista se não melhorar nada depois de um dia com Dramin, nem dê se ela não estiver vomitando, senão ela vai dormir o dia inteiro.

Cólicas

Bebê chorando e se contorcendo provavelmente é cólica.

Massagem na barriga (sentido horário) e bolsa de água quente (cuidado para não queimar!) ajudam.

- Também pode dar chá de erva doce (a não ser que esteja só no peito) ou dimeticona – Luftal -, 2 a 6 gotas, 3 vezes ao dia.

- Deitar o bebê de barriga para cima e empurrar suas perninhas (joelhos dobrados) em direção à barriga também ajuda a expelir gases e pode melhorar.

- Se nada melhorar, tenha paciência. Criança tem cólica mesmo, acredite, vai passar.

Engasgamento

Se a criança engasgar, deite-a de bruços (sobre sua perna ou braços) e dê pancadinhas no meio de suas costas. Se ele engasga sempre, leve eo médico.

Pele

Tire sempre toda a pomada e reaplique novamente a cada troca de fraldas. A pomada genérica do Hiplogós é a que contém óxido de zinco e é mais barata. - (Usei pomada contínua na Yasmin até 1 ano, agora só uso na ultima troca para dormir)

- Se aparecer uma assadura diferente, com bolinhas vermelhas, pode ser infecção por fungos: coisa boba, é só levar ao pediatra e passar a pomada certa (nesse caso, nistatina)

 - Uma picada de mosquito pode dar alergia e espalhar várias bolinhas vermelhas pelo corpo (como várias picadas). Coça para caramba, então não esqueça de cortar as unhas do bebê. Se mesmo assim ele insistir e chegar a se machucar, ponha luvas.

 - Se estiver se coçando muito a ponto da criança chegar a chorar, você pode tentar xarope de loratadina (para bebês cima de 6 meses) 5 ml 1 vez ao dia, mas atenção, dá um pouco de sono.

- Bolhinhas de água no rosto e no corpo do bebê são por causa do calor, é normal e passa sozinho. Tente usar sabonete neutro, sempre.

- Infecção de pele parece picada mas aumenta rápidamente. Se tiver pus e dar febre: leve ao médico.

-Qualquer outro sinal: manchas, ardências etc, fora do comum: leve ao dermatologista.

Outras Dicas

Higiene

- Limpe o umbigo com álcool e cotonete até ele cair. Mas limpe bem, inclusive por dentro (entre o umbigo e a pele), Não tenha aflição, não dói nada pois a pele está morta.

- Para limpar o ouvido você pode usar cotonete na orelha e por fora do canal, mas NUNCA enfie o cotonete no ouvido da criança (isso vale para pais também) cotonete só serve para empurrar a cera para dentro.

Alimentação

O leite pode demorar até 3 dias para descer, depois que o bebê nasce. O melhor estímulo é colocar o neném para mamar: quanto mais ele sugar, mais leite descerá.

Tente deixar o aleitamento materno exclusivo o máximo possível, o mínimo é até os 6 meses.

Nesse período não dê mais nada, nem água nem chá. E bebês mamam muito mesmo  (normal de 2 em 2 horas) mas só porque o leite é de fácil digestão: não existe leite materno fracoO bebê só dorme bastante depois de leite de vaca ou artificial simplesmente porque está estufado, como um adulto após uma feijoada, mas não quer dizer que esteja satisfeito.

Se o bico de seu seio rachar, evite lavar o peito com sabonete, exponha-o ao sol e pode molhá-lo com um pouquinho de leite após a amamentação (ajuda a cicatrizar). Dói, mas pode amamentar. (usei bastante casca de banana e de mamão, as conchas de amamentação também ajuda bastante! Não aconselho o uso do bico de silicone, pois uma grande parte dos bebês acostumam e depois é difícil de tirar!

- Se seu seio ficar muito cheio pode  infeccionar (mastite) ou empedrar  e dói MUITO.  Portanto, se mantiver muito cheio, tire o leite. Você pode guardá-lo ou doar para um banco de leite. É possível continuar amamentando com mastite, mas procure seu obstetra.

Não é aconselhável que o bebê coma clara de ovos nem peixe (e frutos do mar) antes dos 10 meses.


Espero que tenham gostado das dicas!

21 comentários:

Unknown disse...

Poxa amigaaa .. é brabo mesmo .. mas ó .. não tem nada haver com a escola .. uma amiguinha da luma nunca foi pra escola e nem tem muito contato com as pessoas e fica doente direto .. a luma está na escola e não fica tanto .. ela andou esses dias com diárreia, mas melhorou logo graças a deus .. olha aconselho realmente lavar as mãos dela toda hora ou passar alcool em gel ... fiz com a luma e melhorou as gripes e tb homeopatia .. agora estou numa pediatra homeopata e previne muitas coisas .. pode tambpem dar algumas vacinas extras pra ela .. ajuda muito ... bjs amiga e força que tudo vai se resolver .. sua princesa está linda e amo esta foto dela ao lado cheia de marcas de baton .. hehehe .. bjs proces

Diário de duas Princesas disse...

Roberta Obrigada, espero que tudo se resolva mesmo!

A Foto na barra lateral não é dela não, é a Sofia da Glauh a nossa bebê da Semana!


Beijinhos

Anônimo disse...

Ooi.. vi seu blog pelo Cantinho da Mamãe Coruja do face..
Nossa, que pena que a Yasmin fica doentinha sempre.. =/

Bom, como o Miguel nunca ficou doente, o pediatra dele sempre faz as perguntas de praxe: se tem alguém doente em casa.. se ele ta tossindo.. essas coisas.
A única coisa que ele passou até hoje, foi chá de limão pra tosse (acabei nem dando pq o Miguel melhorou depois).
Mas faz isso que a Roberta falou.. tem vacinas extras que podem ajudar.

Sei que escolinha PODE ser que a criança fique algumas vezes doente devido ao convívio com outras crianças.
É tanta coisa, né? Ainda tem esse tempo que cada hr está de um jeito.

Estou te seguindo!
Beijos pra vc e melhoras pra Yasmin!

Anônimo disse...

Oi Alessandra! Eu creio que esse tempo louco e a escolinha contribuem sim para as viroses, laringites, otites e tantos outros ites. Porém, penso que trocar de médico pode ser interessante, um tratamento alternativo, homeopático também pode ser legal. Pensa nisso e melhoras logo para a princesa.

PS: Não sei se assim como o tempo, estou louca também. Rs. Perdi tudo isso em suas atualizações que não chegaram para mim? Ou vocês estiveram ausente algum tempo? Bom, de uma forma ou de outra o Face me trouxe de volta!!! Adorei ver vocês novamente.

Lindo fim de semana!

Beijos!

Jamilly LIma disse...

Lucas vivia gripadinho, mais nunca tomou antibiotico. A pediatra dele receitou uma remedinho que aumenta a imunidade o Kaloba, conversa com a pediatra dela para saber se ela pode tomar. Recomendo o Lucas diminuiu em 90% as gripes.

Melhoras para a lindinha
bj

Cláudia Leite disse...



Alê,

Gostei do manual com as dicas, bem esclarecedor!
Quanto à imunidade, tb já não sei mais o que faço, porque a Bella até toma vitamina C (redoxon) e mesmo assim persiste a tosse, catarro. Sorte é que o pulmão em geral tá limpo, o tratamento é sempre nas vias aéreas superiores.
Acho que devemos tratá-las logo no início neh, quando começar qualquer sintoma, fazer um xarope caseiro.

Fiz ontem um de abacaxi pra bella, espero que resolva. É chá de hotelã, abacaxi e mel.
Antibiótico só vou dar em último caso, nem levei ao PS porque acho que iam passar algo, que acaba nem resolvendo...

bom final de semana, fiquem bem!


Mamãe Roberta Soares disse...

Nossa que situação. Sempre ouço falar que depois que vão pra escolinha estão sempre doentes...me dá um medo. O Matheus tem qs 1 nao e eu que cuido dele. Melhoras pra tua gatinha, que logo ela fique boa!!! Bjs
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

Mamãe Roberta Soares disse...

Nossa que situação. Sempre ouço falar que depois que vão pra escolinha estão sempre doentes...me dá um medo. O Matheus tem qs 1 nao e eu que cuido dele. Melhoras pra tua gatinha, que logo ela fique boa!!! Bjs
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Pior que é bem assim mesmoo!
mal sara uma coisaa, já aparece outra...
Mas vamos que vamooos né?Rs
bjao
perolasdealanis.blogspot.com

http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com/ disse...

Amei as dicas, realmente tem coisa que só no médico mesmo,muito prazer.

Nádia Lima disse...

Muito complicado essa fase mesmo querida!

Muita saúde para sua pequena!

beijos

Carol Liôa disse...

amiga eu fui uma criança doente, vivia tomando injeção na bunda! vivia com garganta inflamada, ouvido doendo... mas foi so crescer q pronto! dificilmente fico doente! bom, quem dera eu pudesse te dar a formula secreta p nunca ficar doente viu...e pessimo ver esses bebes doentinhos... mlhora p ela! bjssssssss

V@léria S@ndry mamãe de Gustavo e Gabriela disse...

Posso ser bem sincera... deve ser o tempo... se ela foi uma criança que não mamou muito no peito pode fazer a diferença tb.
Bjinhus

sheR disse...

Não sei bem o que te dizer, afinal moramos em locais com condições de vida bem diferentes...
por aki é muito calor...
Mas tenta ver com a médica uma vitamina pra ela, as vezes só isso ja ajuda

Patrícia M. Chaves disse...

nossa q pena q sua bebe ta sempre doente ja passei por isso com meu filho mais velho ele vivia doente dai o medico passou vitamina C uso contínuo, desde q ele começou a tomar ele parou de ficar doentinho direto, ja teve algumas vezes de todos pegar-mos gripe em casa menos ele...pra ele resolveu e muito, e ele vai pra escolinha e mesmo assim fica sempre bem.

bjos e melhoras pra pequena!!!


http://amordemaes.blogspot.com.br/

Adilson e Franciani disse...

Oi querida, tadinha da Yasmin!!! Quando a Manu fica assim eu dou Decongex e Tylenol bebe, sei que ela ja pode tomar o outro Tylenol, mas eu acho esse mais fraco e de otimo resultado!! Quanto a rachadura no bico do seio, que esta no manual, tenho uma dica exelente, existe uma pomada chamada Artelan, que é um santo remédio, ela refaz a pele do bico em 24hrs e tira a dor. Espero ter ajudado!!! bjuu vcs são umas fofas!!!!

Anônimo disse...

Coitada ela... Vai ficar melhor pronto, não se preocupe.
Siga lhe dando amor e levando a alergia e imunologia que vai melhorar em qualquer momento.

Mara disse...

Olha esta fase é mesmo muito complicado. Mas deve por causa da escolinha. Lá ela tem contato com diversa crianças e ocorre uma verdadeira troca de vírus. Um gripa e gripa todos, ocorre uma virose em um e todos acabam tendo. Com meu filho foi assim, foi tanto que acabei tirando ele da escola para ter certeza de que era a grande causa e problema resolvido, sarou e não teve mais nada aquele ano. No ano seguinte voltou, já estava mais preparado, com sistema imunológico mais forte e não teve mais nada. Na época foram 5 meses de luta, com intervalo de uma consulta a outra não chegava a 10 dias. Mas a pediatra me disse que assim mesmo, que o sist. imunológico esta fraco e estava sendo bombardeado, mas estava reagindo. E no ano seguinte ele já estava preparado. Se não tem como tirá-la da escola por um tempo, tenha paciência que assim mesmo, a medida que ela for crescendo vai passar. Beijos.

Unknown disse...

minha filha tem 1 ano e 4 meses e vive com a garganta inflamada a cada 20 dias. Vou tentar fazer uma receita que fiz com minha filha mais velha: Biotônico com Sucupira para aumentar a resistência. Com a mais velha deu certo. Espero que dê pra sua também em Nome de Jesus.

Unknown disse...

Gente preciso de ajuda meu bb de um ano e sete meses estava com febre de trinta e oito . Oito e nao passava levei ao pa disseram inflamacao na garganta encheram ele de antibiotico mas vejo que ele nao ta fazendo quase nada de xixi e tomando medicamento e com uma diarreia. O que pode ser? Me ajudem

Anônimo disse...

HOMEOPATIA! Foi o que salvou minha filha! Faz 1 ano e meio atrás que ela ficou internada, garganta inflamada, febre, coriza, tosse, nariz escorrendo, não comia mais e eu tava chorando pelos cantos de tanto antibiótico que eu tinha que dar pra ela, muito sofrimento. E olha que furaram ela em tudo que era lugar e não tinha diagnóstico pra ela, parecia uma faringite/amigdalite devido o tempo seco e frio, associado à baixa imunidade. Parei de trabalhar e tirei ela da escolinha, por uns 6 meses só fiquei cuidando dela sozinha. Atualmente ela só frequenta escolinha meio período.
A homeopatia é muito boa e recorro até hoje aos glóbulos que são fáceis de dar e minha filha adora. Ela fará 4 anos e nunca mais tive que dar antibiótico pra ela. Já curei meu marido da sinusite e nem duvido mais, pra dor de garganta eu também tomo é uma bênção!