domingo, 23 de outubro de 2011

Higiene Bucal do Bebê


Limpe os dentes do bebê, antes mesmo de eles nascerem
Cada fase da infância exige um cuidado especial com a higiene. Fique atenta e previna problemas no futuro



Primeiros meses
Envolva o dedo em uma gaze embebida em água filtrada ou, ainda, soro fisiológico e limpe a gengiva delicadamente. “Faça isso apenas uma vez ao dia, pois o leite materno tem anticorpos que não devem ser removidos imediatamente”, ensina Paulo Nelson Filho, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, no interior paulista. (De preferência faça isso antes do bebê dormir a noite e assim que possível não ofereça mais as mamadas noturnas.)





Quando os dentes despontam
Quando cinco deles já tiverem nascido, use uma escova com cerdas extramacias e um pouco de pasta sem flúor. “O mineral favorece a fluorose, que são manchas brancas”, conta o dentista Oskar Razuk, professor da Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo de São Paulo, a Fapesp. Para piorar, ali nas regiões manchadas, a estrutura dentária é mais frágil (Bom na minha opinião assim que o primeiro dentinho nascer já podemos escovar com a escovinha própria para bebê ou então com aqueles massageadores que também tem as cerdas de plástico.)





E o fio dental?
Ele deve entrar em cena quando a criança já tiver todos os dentes. Como usá-lo requer muita coordenação motora, essa tarefa cabe aos pais até que a criança consiga fazê-la corretamente. E atenção: o fio é tão importante para a higiene infantil quanto para a da boca dos adultos. (Bom a Yasmin já faz acompanhamento no dentista e lá elas orientam que assim que ela estiver com 2 dentinhos já pode se passar o fio dental entre eles, assim faz com a criança acostume e não esqueça do fio dental quando estiver maior.)





Fazendo sozinho a escovação
Por volta dos 5 anos, a criança já consegue fazer o serviço sem tanta ajuda. Mas é bom que um adulto supervisione e, se preciso for, dê um acabamento especial. Crie motivação comprando escovas decoradas com temas de que seu filho goste. (Bom eu acho que com 5 anos a criança já sabe escovar estando até de cabeça para baixo, com pelo menos três já podemos deixa-los escovar, mas sempre supervisionando.)




A primeira visita ao dentista
A consulta de estreia deve acontecer quando os primeiros dentes começam a despontar. “É bom que a criança perceba que cuidar da boca não é nenhum bicho-de-sete-cabeças”, aconselha Oscar Razuk. (A Yasmin já faz consulta no dentista desde que estava na barriguinha - E agora faz acompanhamento mensal para ver como anda a faze de crescimento dos primeiros dentinhos.)

2 comentários:

Glauh Pima disse...

Bela dica flor...eu limpo a banguela da Sofia após a papinha salgada...ela nnum curte muito mais é importante né...
Agora flor vou te pedir uma ajudinha...tem como vc entrar nesse blog e comentar meu texto...Queremos ganhar esse martelinho lindo rs...
Beijos
http://portafilho.blogspot.com/2011/10/o-meu-bebe-perfeito-glau-pima.html

Isabeli disse...

Boa sorte.
espero que a Yasmin ganhe o martelinho rs